Opinião: O Mercado dos Romeiros e o caos da CEASA

Foto: Elisângela Santos
Com a inauguração do Mercado dos Romeiros em 2011, o então Governador Cid Gomes entregou a CEASA para administrar o Mercado que deveria se tornar um novo centro de compras e colaborar com a cidade na organização e melhoria dos espaços públicos durante as Romarias, possibilitando organizar o comércio de rua, desobstruir ruas e calçadas, melhorar os serviços de segurança e limpeza públicas durante as Romarias. Essa obra foi esperada por mais de 15 anos e na época o Governador Cid Gomes, junto com o Prefeito Santana, possibilitaram a conclusão dando esse enorme presente a nossa Juazeiro do Norte.

Mas depois de 6 anos de administração da CEASA o Mercado dos Romeiros se encontra literalmente abandonado, cheio de dívidas, com energia e água cortadas, devendo a funcionários, com sua estrutura precisando de reformas ....

A CEASA abandonou o Mercado a sua própria sorte, entregou a administração a Associação dos Permissionários – APECAR por força de um convênio que está vencido desde 2014 e, desde então, a situação administrativa se apresenta completamente ilegal, com a APECAR administrando de forma precária o que compete ser administrado pela CEASA.

A CEASA e o Governo do Estado são os responsáveis pela situação de abandono que se encontra hoje o Mercado dos Romeiros. A Prefeitura de Juazeiro do Norte, na gestão anterior, também colaborou para agravar a situação ao não trazer o comércio de rua para dentro e entorno do Mercado dos Romeiros, fazendo, assim, que o Mercado fosse asfixiado sem movimento de romeiros durante as Romarias.

Os representantes do Governo do Estado sabem da situação de abandono do Mercado dos Romeiros, Fernando Santana tem conhecimento dos problemas desde 2015 e nada encaminhou para resolver os problemas.

Agora cabe ao Governador Camilo Santana tomar conhecimento e agir rápido para resolver os problemas e, para tanto, é preciso urgentemente que o Governo intervenha na CEASA retirando sua administração incompetente e caótica nomeando outro órgão ou entidade para administrar o Mercado dos Romeiros. Com a intervenção é preciso, também, urgentemente, religar a energia e água do Mercado, recompor o quadro de funcionários que fazem a segurança e limpeza (pagando os funcionários que estão sem receber) e realizar uma profunda auditoria nas contas do Mercado preparando um novo modelo de gestão que permita o crescimento e a organização deste importante equipamento público para nossa cidade.

Junto com a intervenção na administração da CEASA é necessário que a Prefeitura de Juazeiro do Norte se planeje para Romaria de Nossa Senhora das Dores que se inicia em setembro próximo com a locação do comércio de rua dentro e no entorno do Mercado dos Romeiros, como, também, utilize o Estacionamento construído para os ônibus dos romeiros ao lado do Luzeiro, possibilitado, assim, que os romeiros cheguem até o Mercado.

Os permissionários pedem que o Governador Camilo Santana intervenha na administração do Mercado dos Romeiros e que o Prefeito Arnon Bezerra colabore com o Mercado ao organizar a Romaria de Nossa Senhora das Dores que se aproxima.

*Claúdio Luz - Policial Federal, ex-vereador de Juazeiro do Norte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parque Franskim Pedro é inaugurado com maior complexo de vaquejada do Ceará

Governo inaugura Praça Antônio Conserva Feitosa, na Lagoa Seca

Projeto Qualifica APSUS é lançado em Juazeiro do Norte